Um ano do Sobre Imagens

Deixe um comentário

Foto: J. Ferreira da Silva

Há um ano, começava o blog Sobre Imagens. Para mim, foi um novo desafio que se tornou um dos meus prazeres. No fundo, comecei a perceber que o Sobre Imagens é um pouco de tudo que sempre fiz: pesquisa, procurar assunto legal, fotos legais e compartilhar tudo isso.

No começo, não sabíamos qual seria a cara do blog. Um Big Picture brasileiro? Não, não queríamos isso. Como o tempo, notei que uma das aptidões do blog é, de certa forma, uma educação-fotográfica. Levantar os clássicos, buscar as origens, mostrar quem foi e é importante.

As seções foram ficando mais claras e hoje, o Sobre Imagens segue alguns caminhos: Clássicos, Dedoc, Exposições, Fotojornalismo, Livros, Mulheres, Música e Técnica.

Em todas, sempre procuro exercitar uma coisa que me atrai: a pesquisa. Muitos posts foram sendo maturados durante semanas e até meses. É o caso de alguns do Dedoc como o da Andujar e Zingg. Foram muitas visitas ao arquivo, revistas Realidade folheadas e cromos escolhidos.

Adoro passar horas vendo as fotos da coleção da Time & Life que são comercializadas pela Getty Images. Estava tentando fazer um perfil do fotógrafo John Phillips da Life e encontrei um vasto material sobre o Brasil da década de 1930 e, navegando mais, encontro a visita de Walt Disney ao Brasil em 1941 feita pelo fotógrafo Hart Preston.

Além de ensaios de fotojornalistas maravilhosos como Goran Tomasevic, Mauiricio Lima e Chris Hondros.

E o mais legal, passados 12 meses e 47 posts, é saber que o blog – hospedado no site da revista VEJA – é visitado por um público super eclético e que a fotografia está sendo difundida para outras pessoas.

Foto: Liljenquist Family Collection/The Library of Congress

Foto: Mauricio Lima/AFP

Deixe um comentário