Qual a melhor capa?

Comentários 2

Para quem tem Facebook, sabe que um dos perfis mais legais (de conteúdo fotográfico) é o do talentoso Claudio Edinger. É impressionante a quantidade de preciosidades que ele posta. Bem, para inovar, Edinger compartilhou com todos a dolorosa e angustiante escolha da capa do seu próximo livro.

Foram muitas opções e dezenas de comentários.

No final, Edinger meio que selou com a capa acima e arrematou: “Queria agradecer a todos pelos comentários ótimos, pelas sugestões pertinentes e principalmente pelo carinho e atenção – foi um grande aprendizado abrir assim o processo de montar um livro. Fazer uma capa que preste sempre foi e será um grande desafio. Claro que um livro é orgânico, nunca está realmente pronto, é sempre “abandonado” – afinal tem que sair um dia. Sete anos é um tempo bom e bastante razoável para se fazer qualquer projeto… Muito obrigado por ajudar muito a adiantar minhas idéias”.

É… O Facebook tem coisa boa. É igual a televisão: é só escolher o canal que você gosta.

> Claudio Edinger no Sobre Imagens e no Olhavê.

Comentários 2

  1. Oi Jairo,

    Dor de cabeça, não. Definitivamente, não tenho dor de cabeça quando vejo fotografias com desfoque, preto e branco do século 19 sem qualidade, ambrótipo sujo ou qualquer coisa que seja.

    Também, não considero “truque”. O trabalho sério de Edinger, não é truque.

    Acho que fotógrafos como Edinger, e outros tantos, não precisam de apadrinhamento.

    O que tentamos fazer por aqui desde 2007 – no Perspectiva também – contempla o mainstream, jovens desconhecidos, a fotografia do Brasil em geral. Você conhece Marco A. F. (http://olhave.com.br/perspectiva/?p=889)? Alcione Ferreira (http://olhave.com.br/perspectiva/?p=37)? Alejandro Zambrana (http://olhave.com.br/perspectiva/?p=939)? Você viu a projeção que fizemos para o Paraty em Foco com mais de 50 autores de todo os país (http://olhave.com.br/?p=8706)?

    Obrigado pelo seu comentário e, sinceramente, gosto destas análises sinceras e tentei lhe responder mais metodicamente. Poderia ser mais conciso e dizer apenas o seguinte: sou fã de Edinger há mais de 20 anos e ele sempre foi uma de minhas referências. Por isso, ele sempre pinta por aqui.

    Abraços!

    Belém.

  2. Olá, Belém. Sinceramente, não te dá um pouco de dor de cabeça ver estas fotos por algum tempo seguido? Não achas que, com o passar do tempo, o truque do desfoque seletivo ficou meio manjado? Que as fotos em geral são boas, mas que muitas se sustentam apenas neste desfoque e nas cores exóticas deste Brasil brasileiro já tão explorado? Gostaria de ver mais críticas e análises mais profundas na fotografia brasileira, além do constante apadrinhamento e elogio a tudo que se produz no mainstream hoje. Grande abraço,

Deixe um comentário