Distâncias ausentes

Deixe um comentário

Fotógrafos: Marco A. F., Daniela Paoliello, Jonas Grebler e Gilvan Barreto.

Edição, curadoria e expografia: Georgia Quintas.

Local: Madalena Centro de Estudos da Imagem, São Paulo entre 24/11/2012 ~ 20/01/2013.

Obras de Marco A. F.

Distâncias ausente

Por Georgia Quintas

“Não descrevo nada, na verdade tento entender”.

Júlio Cortázar

Estar distante ou estar ausente são estados que comportam em si a negação de pertencer a algo, a alguém. Em sua redundância, Distâncias ausentes, propõe vivamente compartilhar a sensação de aproximar linhas poéticas, sair da instância virtual e estabelecer vínculos mais estreitos e generosos ao olhar.

Embora nos esforcemos para que o olhar vagueie e encontre sua firmeza, certo indicativo de nitidez, as imagens astutamente contorcem nossa percepção e gotejam inefáveis sensações. Contemplar não é tão somente um estado de visão. É ainda, um pedido, o anseio pelo frescor, o gesto em alcançar. Perceber é também embaralhar os sentidos, percorrer discursos e encontrar seus próprios devaneios narrativos.

Distâncias ausentes reúne trabalhos dos fotógrafos Marco A. F., Daniela Paoliello, Jonas Grebler e Gilvan Barreto. Cada qual em seus universos imaginários, cada qual investigando proposições para a fotografia. Apesar dos distintos territórios poéticos que representam, juntos intensificam a nossa relação de leitura e de construir histórias. Nem sempre o que um autor cria está tão distante ou ausente do desejo do outro. Seja porque as obras dialogam entre si, seja porque, em nós, podemos afastar as distâncias até um ponto onde não mais são possíveis se tocarem.

A exposição Distâncias ausentes reflete o exercício que empenhamos, durante cinco anos, no Olhavê e Perspectiva, de difundir trabalhos especiais de fotógrafos brasileiros. Sendo assim, é de certa maneira, a celebração de um percurso que está inserido no mundo da virtualidade, mas que aqui ganha materialidade e interlocução vigorosa entre os quatro ensaios expostos.

Obras de Gilvan Barreto

Obras de Daniela Paoliello

Obras de Jonas Grebler

Deixe um comentário