Fotos: Alexandre Belém – A praia, só de longe
Todo o processo do POY é aberto. As pessoas podem entrar na sala e assistir o dia todo, a transmissão ao vivo está sendo vista por mais de 15 países e toda a conversa e ouvida. Uma beleza!
Tiveram até a ideia de colocar uma pequena camêra só mostrando a maquininha de votação. Deve ser angustiante para os fotógrafos verem os verdinhos contra os vermelhos na hora do seu trabalho (veja aqui). E olhe que tem muita gente vendo em tempo real.
Hoje o dia começou com a escolha da categoria Do Real ao Imaginário. A categoria é nova e foi uma proposta dos coordenadores locais, Tiago Santana e Silas de Paula para o POY. Iniciativa aceita e bem sucedida. Como em todas as categorias, muito trabalho que deveria ter sido inscrito em outra categoria. Ensaios de retratos e até belos documentários foram descartados por saírem do tema.
No começo, os jurados não entenderam muito bem a proposta da categoria Do Real ao Imaginário e alguns debates, para mim, são (ou seriam) desnecessários. Como por exemplo: Photoshop, senso de humor, mágica, surrealismo, etc.
No site Nuestra Mirada, todos os ganhadores e galerias.
Para quem quer seguir o evento:
Instagram: @alexandrebelem (com muita foto do POY)
Facebook: @olhave
Transmissão online do POY Latam 2013, aqui: http://www.nuestramirada.org/
Hoje, assumi os trabalhos da tarde porque Mary Ellen Mark dará uma palestra e precisou descansar um pouco.
Esperando a van
Cristina García Rodero conferindo o dia
Os coordenadores Tiago Santana e Silas de Paula conversando com os jurados