Bruno Vilela

Deixe um comentário

Quando comecei a escrever este abre de entrevista do artista Bruno Vilela, me lembrei do quanto já falei sobre ele aqui no Olhavê. Resumidamente, somos (eu e Georgia) fãs do trabalho deste pernambucano que é de uma energia absurda. Além de ser um amigo…

Bruno é um artista que transita por todos os suportes com desenvoltura e competência. Na última ArtRio, fiquei embasbacado com os desenhos que ele fez. Quando Bruno está no “expediente” (ou canal) de fotógrafo, é um arraso.

Dando uma rápida busca no acervo do Olhavê, encontrei Bruno em vários momentos:

Processo de criação

Crítica da exposição Bibdi bobdi boo

Análise de alguns ensaio de Bruno

Sobre a obra Ofélia

Bruno na exposição Fábulas e Encontros

Por fim, um post que fiz sobre o ensaio Voo cego para o blog do Paraty em Foco 2009

Bruno_VilelaFoto: Arquivo pessoal

Há limites para a fotografia?

Há limites para todas as formas de arte. Limites geográficos, políticos, financeiros. Muitas vezes o artista quer fotografar uma região, mas ela está fechada por uma guerra civil. Ou um jovem fotógrafo sem capital não pode fotografar aquela população do outro lado do Oceano por falta de financiamento. Mas, sem dúvida, o maior limite para a fotografia (fotógrafo) é o da prisão, emparedamento, paralisação na fotografia clássica documental.

Criar em fotografia, no sentido de construção artística, deixar de ser um fotógrafo e se tornar um Artista é o maior limite. Poucos conseguem quebrar esse limite e passar para o “outro lado”. Na maioria das vezes passando por cima de limites técnicos, numa atitude punk, o desejo vence a falta de equipamento e conhecimento. O verdadeiro artista vence, passa por cima da falta de conhecimento, de certas especificidades da fotografia, ótica, equipamento, luz, e cria Arte com A maiúsculo.

Exemplos são Rodrigo Braga, Jeff Wall, Rosangela Rennó e muitos outros. As vezes com sua câmera simples e lente única 50mm conseguem ir muito mais longe que super técnicos com suas enormes e pesadas malas de kits de lentes.

A sua fotografia é uma fabulação da realidade ou a insistência do vigor em procurar respostas?

Nem um nem outro. É um namoro com o cinema, um frame de um filme que nunca existiu. Como uma frase que escutei um dia: “É o caso do filho que nasce antes do pai.” Para mim o cinema é o pai, e a minha fotografia, o filho que veio antes. Espero que isso tudo me ajude um dia no desejo de fazer cinema. Será?

Chegamos a algum lugar através das imagens fotográficas?

Podemos chegar de diversas maneiras a diversos lugares. Olhando uma foto antiga de um parente que se foi, chegamos na voz dele, nas suas palavras. Vendo uma paisagem do mar sentimos o gosto da água salgada e o sol. Mas, se nunca fomos lá, chegamos num estado de desejo, ou melancolia, pela distância.

Mas esse chegar pode ser potencializado e o desejo vira realidade. Isso acontece muito comigo nas fotografias de paisagens exuberantes. Um dia, vi uma fotografia da Cachoeira da Fumacinha, na Chapada Diamantina. Quando vi aquela foto eu sabia que iria aquele lugar, e fui! Foi um chamado. A fotografia é um chamado. Essa cachoeira é locação da fotografia Iansã de 2010.

Por que precisamos da fotografia? Ou melhor, precisamos da fotografia nas nossas vidas?

A fotografia foi tão feita e refeita, o meio digital popularizou essa mídia de tal forma, com as câmeras em celulares e portáteis de qualidade cada vez melhor, que a fotografia já é tão velha quanto a pintura. Dentro da carteira de cada um tem uma foto ao menos. Uma música fantástica do Gênio Paulo Vanzolini conta um caso desse sentimento de fotografia na carteira:

Na praça Clóvis
Minha carteira foi batida
Tinha vinte e cinco cruzeiros
E o teu retrato
vinte e cinco
Eu, francamente, achei barato
Pra me livrarem
Do meu atraso de vida
Eu já devia ter rasgado
E não podia
Esse retrato cujo olhar
Me maltratava e perseguia
Um dia veio o lanceiro
Naquele aperto da praça
vinte e cinco
Francamente foi de graça

A fotografia se confunde com a família, a mulher amada, os filhos queridos e a paisagem desejada. É metáfora dos nossos sentimentos.

Como (e quando) a fotografia entrou na sua vida?

A fotografia surgiu de uma viagem com minha família a Argentina quando eu tinha 10 anos. Ganhei uma câmera 35mm portátil. Foi amor a primeira vista. Lembro do cheiro, barulho e textura dela. Depois tive uma subaquática que me acompanhava nas aventuras de mergulho quando Porto de Galinhas ainda era uma vila de pescadores. Mas a pintura e o desenho não deixaram muito espaço para fotografia. Um dia, a necessidade de registrar as obras com qualidade, me fez comprar uma reflex 35mm. Foi inevitável fotografar fora do ateliê. Fotografia para pintor é remédio. É a possibilidade de sair do cheiro de tinta e terebintina e viajar o mundo atrás de imagens para pintar. É um ciclo.

Barba Azul_150 x 58cm_2010Barba Azul, 2010

Bufalo Branco_70 x 50cm_2010Búfalo Branco, 2010

Iansa?_150 x 74cm_2010Iansã, 2010

Ofe?lia_150 x 62cm_2010Ofélia, 2010

Valkiria_150 x 69cm_2010Valkiria, 2010

Deixe um comentário