« Post originalmente publicado em 14 de agosto de 2012 no blog Sobre Imagens no site VEJA.com. Entre 2010 e 2015, foram editados 213 posts pelo jornalista e editor de fotografia Alexandre Belém, na época, editor e colunista do site »
Juan Esteves
Em 19 de agosto de 1839, a fotografia foi apresentada oficialmente em Paris. Por causa deste simbolismo, o dia 19 de agosto é conhecido como o Dia Mundial da Fotografia. Passados mais de 170 anos, com avanços tecnológicos estrondosos, a figura do fotógrafo continua sendo a força motriz e criativa do fazer fotográfico.
Este post homenageia o Dia da Fotografia através de retratos de vinte fotógrafos brasileiros realizados pelo fotógrafo e jornalista santista Juan Esteves (1957).
Juan Esteves começou como fotojornalista na Folha de S. Paulo, onde também foi editor de fotografia e escreveu para os cadernos de cultura e informática. Paralelamente a sua atividade de fotógrafo, Juan mantém uma larga trajetória como articulista e crítico de fotografia. Já colaborou com as revistas Iris Foto, Revista Fotosite e, atualmente, escreve para a revista Fotografe Melhor.
Com atuação no mercado editorial, Juan Esteves é uma referência na fotografia nacional pelos seus retratos de artistas, escritores e intelectuais, já tendo publicado dois livros sobre o tema: Presença (Terceiro Nome-Stickel, 2006, 207 pg.) e 55 Portraits (D’Lippi, 2000, 44 pg.).
Além de ser um “retratista compulsivo”, como ele mesmo se define, a sistemática produção destes retratos começou pela necessidade de ilustrar os perfis que Juan escreve sobre fotógrafos para as revistas. Em breve, todo esse material será publicado no livro Vida de Fotógrafo.
Alexandre Belém.
Neste link, entrevista com Juan Esteves que publicamos em 2009.

{1} Arnaldo Pappalardo – 2008. (Juan Esteves)

{2} Araquém Alcântara – 2010. (Juan Esteves)

{3} Armando Prado – 2010. (Juan Esteves)

{4} Carlos Moreira – 2010. (Juan Esteves)

{5} Boris Kossoy – 2010. (Juan Esteves)


{7} Maureen Bisilliat – 2008. (Juan Esteves)





{12} Cristiano Mascaro – 2003. (Juan Esteves)





{17} Valdir Cruz – 2009. (Juan Esteves)




Belo álbum de retratos!!
Juan Esteves – Nosso Mestre! Belos retratos!
Belíssimos retratos, bela homenagem.
Caramba, que time e como o tempo passa pra todos nós. Amigos e conhecidos de minha “infância”, retratados com a expressão do tempo dramatizada na pele. Juan meu amigo parabéns, que lindo registro, para a eternidade.
Juan, muito bom…..Adorei o Salgado! grande abraço.
Excelentes retratos, me gustaron.
Incrível as fotos do Juan Esteves! As características humanas destacadas marcou a personalidade de cada um.
Achei o Roberto Linsker muito charmoso! kkk
Todos…Muito deeeeeezzzz!!!
Ainda colocaria na lista o magnífico Evandro Teixeira!
Parabéns Juan, lindo!
Lindos retratos; fortes, densos, poderosos, parabéns Juan.
Só os dinossauros!! Maravilhoso Juan Esteves!!