Imagens do Passado

Fundaj
Domingos Ramos de Andrade Lima – Negociante de açúcar
J. J. Oliveira
Recife, c.1890-1899

Hoje, a antropóloga pernambucana, Georgia Quintas, defendeu a sua tese de doutorado na Universidade de Salamanca. Ela obteve a qualificação máxima: “Sobresaliente cum laude”. A linha de pesquisa de Georgia sempre foi a antropologia visual e agora, neste doutorado, ela trabalhou com fotografia. O título da sua tese é “IMÁGENES DEL PASADO: UN ANÁLISIS INTERPRETATIVO DESDE LA PERSPECTIVA DE LA ANTROPOLOGÍA VISUAL. LOS RETRATOS DE LA SOCIEDAD AGRARIA ARISTOCRÁTICA DE PERNAMBUCO”.

A pesquisa é sobre os retratos de família da aristocracia canavieira pernambucana (final do século 19 e começo do 20). Georgia se debruçou sobre a Coleção Francisco Rodrigues, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A coleção possui mais de 17 mil imagens desta época. Para quem interessar, estou postando (aí em baixo) um pequeno trecho da conclusão da tese de Georgia.

imagens.pdf

One thought on “Imagens do Passado

  • Caro Belém, infelizmente não pude/poderei ir pois nas duas quintas – 03 e 10/abril – tivemos/teremos eventos na Arte Plural. Em todo caso este é um assunto que me interessa bastante e quando tiver uma nova oportunidade, por favor, me avise. Grande abraço, Fernando.

Deixe um comentário