Imagens do Passado

Comentário 1
Fundaj
Domingos Ramos de Andrade Lima – Negociante de açúcar
J. J. Oliveira
Recife, c.1890-1899

Hoje, a antropóloga pernambucana, Georgia Quintas, defendeu a sua tese de doutorado na Universidade de Salamanca. Ela obteve a qualificação máxima: “Sobresaliente cum laude”. A linha de pesquisa de Georgia sempre foi a antropologia visual e agora, neste doutorado, ela trabalhou com fotografia. O título da sua tese é “IMÁGENES DEL PASADO: UN ANÁLISIS INTERPRETATIVO DESDE LA PERSPECTIVA DE LA ANTROPOLOGÍA VISUAL. LOS RETRATOS DE LA SOCIEDAD AGRARIA ARISTOCRÁTICA DE PERNAMBUCO”.

A pesquisa é sobre os retratos de família da aristocracia canavieira pernambucana (final do século 19 e começo do 20). Georgia se debruçou sobre a Coleção Francisco Rodrigues, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A coleção possui mais de 17 mil imagens desta época. Para quem interessar, estou postando (aí em baixo) um pequeno trecho da conclusão da tese de Georgia.

imagens.pdf

Comentário 1

  1. Fernando Neves 05/04/2008

    Caro Belém, infelizmente não pude/poderei ir pois nas duas quintas – 03 e 10/abril – tivemos/teremos eventos na Arte Plural. Em todo caso este é um assunto que me interessa bastante e quando tiver uma nova oportunidade, por favor, me avise. Grande abraço, Fernando.

Deixe um comentário