“Lampadinhas coloridas”

Comentários 25

Líderes do MST presos após saque no agreste pernambucano, 1998

Foto: Alexandre Belém

Este post precisa de uma introdução: Estou com ele pronto já faz uns dias, porém, ainda não havia montado (foto, links, pdf). Com a publicação dos posts Não tem lógica nenhuma e Segura aqui… Fica melhor assim…, finalizei correndo e coloco agora.

Algumas conexões…

Lendo os comentários de um post no blog da Cia de Foto, esbarrei em um texto do fotógrafo e crítico Eder Chiodetto, publicado no site da Arfoc-SP, que achei super pertinente. Na realidade, o texto “respondia” umas críticas que ele recebeu sobre um outro texto publicado na Folha de S. Paulo.

O texto na Folha de S. Paulo é fechado para assinante. Por isso, coloco o PDF aqui: exposicao-reflete-a-crise-que-o-fotojornalismo-enfrenta-hoje

Isso tudo foi no começo de 2007! Só li, agora!

Trecho do texto publicado no site da Arfoc-SP: […] recorrer sem critérios a lampadinhas coloridas e gelatinas no flash, fotografar pela enésima vez o político fazendo gracinha para a lente e outros cacoetes manjados, argh! Não dá mais! […]. Leia na íntegra o texto, aqui.

Beleza. Mais conexões.

Lembrei na hora da entrevista que li do fotógrafo Maurício Lima no site da ABI. Mauricio é repórter fotográfico da France Presse em São Paulo.

[…] Existem profissionais que deveriam dar e ser exemplos, […] Das fotos de atletas mordendo medalhas nos jogos Pan-Americanos, 95% foram feitas a pedido de fotógrafos. São expedientes que atingem de forma negativa uma profissão originalmente romântica e apaixonante […]. Leia na íntegra, aqui.

Tem uma pergunta que deve sair em entrevista futura por aqui. Engraçado é que elaborei esta pergunta bem antes de ler o texto de Eder. São os acasos da vida. Adianto e faço para vocês, leitores do blog:

Atos corriqueiros do dia a dia de um repórter fotográfico, como por exemplo: pedir para um político repetir tal gesto, tomar outro gole de um suco, um atleta “morder” uma medalha no pódio, isso tudo tange questões éticas? Ou não? Quais são as preocupações éticas que um repórter fotográfico deve ter na sua rotina diária?

Comentários 25

  1. Pingback: Olha, vê | Alexandre Belém » Entrevistando | Eder Chiodetto

Deixe um comentário