Pedro Martinelli e o equipamento para a Copa do México em 1986
Para mim, existem aqueles fotógrafos que foram e são referência. E tem aqueles que foram e são influência. Referência, tenho dezenas. Influência, tenho alguns.
Quando pensei e comecei a ser fotógrafo, um dos caras que mais me inlfuenciaram foi Pedro Mertinelli. Já falei duzentas vezes: sempre fui rato de revista. Antes mesmo de pensar em fotografar, já adorava folhear a Veja, Manchete, Placar, Playboy, Bizz, etc. Sempre fiquei impressionado como Martinelli fazia tudo bem. Nú, futebol, retrato, moda, hard news, editorial, etc, etc. Ele era “O Fotojornalista”. Adorava a luz dele. Sempre achei que ele fazia mulher pelada e futebol do mesmo jeito. A lente certa e a luz certa na hora certa. Sem firula.
Hoje, um dos blogs mais legais que leio é o dele. Quando cheguei lá, na mesma hora, lembrei de uma antiga revista Fotoptica, guardada em algum lugar, que tinha uma fotoreportagem feita na Copa do México. Isso em 1986, quando Pedro estava na Editora Abril.
Não é que achei a revista… Estas fotos são dela. São 8 páginas com os bastidores da cobertura dos fotógrafos. É espetacular você vê coisas que ainda estão na moda, 23 anos depois. É o caso do controle remoto.
Site de Pedro Martinelli, aqui.
Blog, aqui.
Martinelli no Pirelli/Masp, aqui.
Controle remoto de última geração
Os fotógrafos Ricardo Chaves (deitado) e Sérgio Berezovski depois da Final entre Itália e Argentina,
Fotos: Pedro Mertinelli
Comentários 4