Sala na casa de Alceu Valença, Olinda (PE)
Dia desses, peguei uma pauta que já fiz trezentas vezes: Alceu Valença. Especificamente, era uma coletiva sobre um filme… Local: a sua casa em Olinda. Sempre é lá.
Já fui meio sem vontade e pensando o que iria fazer de novidade se já tenho tantos retratos dele. E numa coletiva?! Chegando lá, me animei um pouquinho porque notei que nunca tinha estada na casa no final de tarde. Entrava um luz danada pelas janelas do primeiro andar e já mirei o local da foto (acima). Tenho adorado fazer foto na contra luz. Já pensei: Alceu e o fundo estouradão.
Porém, era uma coletiva sequenciada e fazia um jornal por vez. Hora marcada, tempo curto e sem ter muito o que fazer. Eu era o segundo e esperei mais de 30 minutos pela minha vez. Alceu liberou-se e falei: “vamos ali”. O ali era essa sala ao lado com os janelões. Chegando lá, o sol já era e só restava aquela luz bem suave. Por três segundos pensei no que faria e no quarto segundo, Alceu começou a pular e se jogou no chão.
Tudo durou menos de 1 minuto. Cliquei Alceu e não falei uma palavra. Só fiz registrar as mugangas do cara que é conhecido como Maluco Beleza. No final, só disse um “muito obrigado”.
Fotos: Alexandre Belém
Comentários 14