Foto “pronta” e de presente

Comentários 14

Sala na casa de Alceu Valença, Olinda (PE)

Dia desses, peguei uma pauta que já fiz trezentas vezes: Alceu Valença. Especificamente, era uma coletiva sobre um filme… Local: a sua casa em Olinda. Sempre é lá.

Já fui meio sem vontade e pensando o que iria fazer de novidade se já tenho tantos retratos dele. E numa coletiva?! Chegando lá, me animei um pouquinho porque notei que nunca tinha estada na casa no final de tarde. Entrava um luz danada pelas janelas do primeiro andar e já mirei o local da foto (acima). Tenho adorado fazer foto na contra luz. Já pensei: Alceu e o fundo estouradão.

Porém, era uma coletiva sequenciada e fazia um jornal por vez. Hora marcada, tempo curto e sem ter muito o que fazer. Eu era o segundo e esperei mais de 30 minutos pela minha vez. Alceu liberou-se e falei: “vamos ali”. O ali era essa sala ao lado com os janelões. Chegando lá, o sol já era e só restava aquela luz bem suave. Por três segundos pensei no que faria e no quarto segundo, Alceu começou a pular e se jogou no chão.

Tudo durou menos de 1 minuto. Cliquei Alceu e não falei uma palavra. Só fiz registrar as mugangas do cara que é conhecido como Maluco Beleza. No final, só disse um “muito obrigado”.

Fotos: Alexandre Belém

Comentários 14

  1. claúdio silva lima 10/03/2010

    sou um fã incondicional de alceu valença amo suas músicas adimiro e respeito muito seus trabalhos tenho algo a ti confesar alceu valença,em minhas visitas em casas de amigos levo em minha bagagem meus cds e dvs em minhas viagens nem se fala,as pessoas já até mim conhecem e perguntam logo -em tua mala o que traz de novo.eu respondo-tudo de bom.porque com as músicas que trago em minha bagagem é motivo de alegria,de amor,pois,elas falam alto ao coração.pois eles dizem: fique avontade pois o cd que tu trazes na mala eu já té os conheço é do seu,é do nosso inesquecivél alceu valença.aprendemos atrávez da música de alceu valença a chorarmos por um grande amor que se foi mas que atrávez de outras canções redescobrimos em dobro um novo amor.pois as suas canções como nem uma outra fala alto ao coração,canções que marcaram deste pequenininho até a fase adulta,canções como:uma onça pintada,a manga rosa,anunsiação,romance da bela inÊs,e muitas e muitas outras.espero que recebas com carinho tudo o que lhe foi dito,queria que se possivel realizar um sonho um dia pelo menos falar com vocÊ pelo telefone ou poder bater uma foto pessoalmente em um show que possa vim a se concretizar em belém do pará.alceu valença por favor realize este sonho em poder falar com vocÊ pelo telefone meu telefone é:09132316920 obrigado por ler minha mensagem um abraço.
    DE:CLAÚDIO LIMA E SUA ESPOSA FÁBIA E SUA SOBRINHA RAYANE QUE TE AMAM E ADIMIRAM O SEU TRABALHO

  2. Osmário Marques 23/11/2009

    belém, gostei tanto dessas fotos q tu fez com o alceu, cara…

    abs, grande. boa semana 🙂

    osmario.

  3. As fotos estão muito legais. 😉
    Alceu é massa!

    “Alceu : tão gaiato e melacólico, bricante e neon-trágico, mambembe e
    performático, mágico e revolucionador. O mais sincero dos simulaDORES do mundo.
    Um artista em tempo presente com o sentimento do universo, em particípio presente, com sotaque pernambucaníssimo e gestual universalista : de Chaplin a Chacrinha, da mímica ao circo eletrônico. Atormentado dramaturgo em louvor da riqueza de todos os tons, desempenhos e belezas femininas.
    Alceu Valença com-partilha modernidade na desmedida do convívio com os mitos mais originários – Mãe-Mar-Música – se ampliando nos batuques do maractu como rajadas de vento, furacão, ventania do desassosego no amanhecendo de todo dia é dia de ira, tédio e muito amor.
    Alceu é mesmo assim, imprevisível, titânico, vulcânico no palco-estrada de suas improvisações. Um repentista da arte como “política do impossível”. Um artista aloprado. Um martelo agalopado. Um Macunaíma da ARTEVIDA ATREVIDA na terceira aquarela do Brasil, segundo Wilson Araújo de Souza.”

    ( Anamelia Maciel em “Alceu Valença em frente e verso” )

    .Tô terminando de ler esse livro e não encontrei definição melhor pra esse ”cabra”…o bixo é bom mermo!!

  4. Geisa Pontes Fronteira 15/11/2009

    Parabens Alexandre!!!
    Fotos incríveis!!! No momento certo, na hora certa.
    Daqui de Portugal, fotos giras e fixes!!!
    Abraços!!!

  5. JUAN esteves 14/11/2009

    Belém, amigo!
    Como “retratista ” devo dizer que não existe foto pronta! depende do fotografado, da relação do mesmo com o fotógrafo! Podemos fotografar 200 vezes a mesma pessoa, e…de repente o prazer é outro!
    Conto uma história com o grande Alceu, que nem ele faz idéia. No começo do meu trabalho em 1980, quando nem você era nascido, Alceu e Geraldinho Azevedo vieram a São Paulo, para o Festival de Verão do Guarujá,litoral do estado. Nos bastidores do palco, só os vips! Mas o Alceu e Geraldo fizeram questão de curtir a noite com os fotógrafos e jornalistas , pobres mortais! Graças a eles, compartilhamos aquela boa cerveja gelada, em meio aqueles 30 graus de temperatura! Em meio ao trabalho maluco! Além de tudo aquele show maravilhoso deles! Não dá para esquecer ,não dá para não comentar!

  6. Vá ter sorte assim lá em Olinda!
    Mas aí tem aquele papo: sorte é o encontro da competência com a oportunidade. Se você não fosse o excelente fotógrafo que é, passaria batido.

  7. Melhor coisa é modelo que nem precisa de direção nessas horas, hein!

    Adorei a foto dele “pregado no teto”.

  8. é uma graça como ele já sabe exatamente o que fazer diante da câmera né?! =)

  9. Manu Melo Franco 12/11/2009

    retratos tem dessas coisas, né?
    algumas vezes eles nos escolhem e a foto acontece.
    tá legal demais, parabéns!
    ah! e obrigada pela dica do template.

  10. Carlos Oliveira 12/11/2009

    Boa essa Belém
    Confesso a vc que sempre previro ir para pautas achando que não vai render rsrsrsrs….e um masoquismo isso né.
    Mais ai que a pauta começa a dar frutos.
    Suas fotos ficaram lindas

  11. Arretadas, Belém!!! É uma delícia quando o ‘mundo’ conspira assim a favor.. ainda mais quando a gente não acha que vá render..

  12. Já tinha visto no teu flickr e achei as fotos bem legais. Então fica também os parabéns para a iniciativa do ‘modelo’. Acho que pode fazer uma ampliação da primeira e colocar a foto no teto.

Deixe um comentário