Arnaldo Carvalho

Deixe um comentário

arnaldo_carvalho_01

Fotos: Arnaldo Carvalho – Série “Exilados na Fome” (2008)

A escola que forma os fotógrafos em fotojornalistas vai além do ritmo frenético da produção de pautas que envolvem o dia a dia de um jornal. Entra em cena a vulnerabilidade diante do mundo fotografável dos fatos. Arnaldo Carvalho alimenta-se e percebe o cotidiano e suas histórias através do fotojornalismo. Diante da dor assoladora de alguns, a percepção deste fotógrafo é de denunciar, aproximar-se de sua “informação” num realismo tristemente percebido de ambos os lados (de quem faz a imagem e de quem a “lê”).

Não à toa assim Arnaldo dá sentido à sua fotografia: “Fotografar para comunicar esse é o meu objetivo. Fotografo para mostrar aquilo do que fui testemunha ocular, para tentar ajudar a melhorar o mundo. Acredito no poder da fotografia transformar as coisas”. Com essa motivação, seu trabalho torna-se denso por ser engajado ou será que é contundente porque é consciente? A força dos ensaios de uma reportagem se caracteriza pelo tempo maior com o qual se pode dedicar a ela. Neste caso, com clareza, as cicatrizes são incruentas, difíceis de constatá-las. Arnaldo Carvalho não as dirimi, ao contrário, assina todas com incômoda sensatez ao trazer o inferno da vida (muitas vezes) velado para nós.

Georgia Quintas, dezembro de 2009.

arnaldo_carvalho_02

arnaldo_carvalho_03

arnaldo_carvalho_04

arnaldo_carvalho_05

arnaldo_carvalho_06

arnaldo_carvalho_07

arnaldo_carvalho_08

arnaldo_carvalho_09

arnaldo_carvalho_10

arnaldo_carvalho_11

arnaldo_carvalho_12

BIOGRAFIA

Recife (PE), 1972

Começou no fotojornalismo ainda estudante de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, em 1994. No início de 1997, iniciou como estagiário do Jornal do Commercio, e no fim do mesmo ano foi contratado como profissional. Em 2001, passou a exercer a função de editor-assistente de fotografia do JC onde continua até hoje. Vencedor doPrêmio Esso (2009) e do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (2008). Esportes e pautas de cunho social são os trabalhos que mais gosta de fazer.

Deixe um comentário