Foto: Iain Macmillan
Por Toni Pires.
Olá, Belém,
Depois de te enrolar um bocado, aqui estou para lhe enviar a imagem que eu gostaria de ter feito. Um dos motivos na demora foi o pensar na tal imagem. Em muitos momentos, diversas fotos me “batem” na mente e tenho grande desejo de tê-las clicado. No entanto em segundos, a mente se esvazia e não vejo nenhuma imagem que me cause “inveja” do click.
Mas em tempos de congestionamentos grandiosos na velha São Paulo, sempre que paro o carro em uma esquina e observo os pedestres a caminhar, me lembro da foto de Iain Macmillan, feita em 1969, com nada menos que os quatro Beatles a caminhar pela faixa de pedestre da hoje lendária, Abbey Road.
Desde garoto esta imagem frequenta minha mente, seja pela simplicidade da imagem, pelo despojamento dos personagens ou por um símbolo que sempre me intrigou, a faixa de pedestres, que já na juventude quando os avanços da ciência do século XX começam a povoar nossos olhos, entendi que me lembravam um código de barras.
Quando comecei a estudar fotografia, lembro que uma das primeiras pesquisas que fiz, e não existia a internet, foi visitando a biblioteca Mario de Andrade, no centro velho de São Paulo, que fui buscar um pouco da história desta imagem. Descobri um pouco da vida do Iain, confesso que não vi nada genial na sua obra, embora honesta e caprichosa. Mas em uma pequena entrevista dele a um jornal britânico, onde ele conta que foram feitos apenas seis cliques, em uma rápida sessão de fotos (que durou cerca de 10 minutos), tal informação me conquistou mais ainda.
Olha, não posso dizer que não gosto dos Beatles, mas nunca fui fã dos mocinhos bem arrumados, a vontade de ter clicado esta imagem, surge mesmo do equilíbrio entre “celebridade” e “simplicidade”. O meu sonho não acaba!
Comentários 3