2º Fórum Latino-Americano de Fotografia

Deixe um comentário

forum8

Fotos: Cia de Foto

Mesa Paradigmas: Mercado de Arte, Mercado de Fotografia (2007)

Marque na agenda! São Paulo, 20 a 24 de outubro no Itaú Cultural. 2º Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo.

O Fórum já está tomando corpo e a programação sendo fechada. Com o tema “Fora de Casa, Fora do Eixo – Exílios e migrações na fotografia”, o Fórum pretende repetir o sucesso de 2007.

Para suprir as expectativas, adiantamos alguns nomes já confirmados para o Fórum (entre os mais de 70 convidados que virão): Alec Soth (Canadá), Paolo Gasparini (Venezuela), Abelardo Morell (Cuba), Claudia Andujar (Brasil) e Joan Fontcuberta (Espanha).

Realizado pelo Itaú Cultural e coordenado por Iatã Cannabrava (Estúdio Madalena), o Fórum terá Eduardo Brandão (Galeria Vermelho) e a Cia de Foto como curadores da exposição.

Uma das novidades desta edição é a criação do Fórum Virtual. O FV, além de antecipar o Fórum, será um espaço com fluxo dinâmico, prezando pelo conteúdo, encontro de percepções, discussão fotográfica, debate e reflexão sobre a fotografia latino americana.

Serei o editor do Fórum Virtual e contarei com a participação de Georgia Quintas e Ronaldo Entler no conselho editorial.

Aguarde mais notícias e se quiser sentir como foi a edição de 2007, clique aqui.

Abaixo, coloco um texto de Iatã Cannabrava, coordenador do Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo.

forum5

Workshop de Maya Goded – México (2007)

O sucesso do 1º Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo, realizado em outubro de 2007, criou as condições necessárias para sua continuidade com a realização da segunda edição confirmada de 20 a 24 de outubro deste ano. Parte da programação é fruto, ou continuidade, de discussões iniciadas no Fórum passado, amadurecidas ao longo destes três anos de intensa interação entre os diversos protagonistas da fotografia no continente latino. Depois do Fórum de 2007, a fotografia brasileira intensificou de forma vertiginosa sua rede de relações com os demais países da América Latina, gerando uma série de intercâmbios entre artistas, museus, curadores,  galerias, festivais e encontros, o que por si só justifica a continuidade do projeto.

A própria história de nossa produção fotográfica – desde seu início conectada em redes e trocas multinacionais – trouxe a tema para o segundo Fórum. Em pouco tempo nossas origens se tornaram destinos, nossas fronteiras se tornaram áreas comuns, muitos estão fora de casa, muitos fora do eixo, e todos dentro do caldeirão da fotografia latino-americana.

Até aonde carregamos nossas referências culturais quando estamos fora de casa? Até aonde contaminamos e somos contaminados pelos sons, cheiros e imagens que sentimos em outras terras? Num momento inicial de nossa fotografia o “Continente Latino” recebia imigrantes principalmente da Europa, hoje muito de nossos fotógrafos migram ou produzem fora de casa. Nesse vai e vem estamos sempre tentando definir e redefinir uma fotografia Latino-Americana, muitas vezes afirmamos não haver uma “fotografia Latino Americana”  mas não conseguimos parar de falar nela!

Juntemos nesta discussão as novas plataformas de comunicação e produção que miscigenam ainda mais o caldeirão desta nossa identidade imagética: As novas tecnologias (nem tão novas), a internet e seus coadjuvantes como as redes sociais, a tênue fronteira entre a imagem estática e a imagem em movimento, tudo nos leva a cruzar as fronteiras todas o tempo todo,  a experimentar mais livres que nunca, fora de casa e fora do eixo!

Iatã Cannabrava.

Sutil_violento

Exposição “Sutil violento” (2007)

Deixe um comentário