Foto: Agência NITRO – Duran, Bob e Eu mesmo. Faltou Marília Scalzo na foto
Infelizmente, não deu para fazer um acompanhamento do Foto em Pauta Tiradentes aqui pelo Olhavê.
Felizmente, tivemos muitas coisas por fazer e o tempo livre foi gasto com Sofia, minha filha de 5 anos que acompanhou os pais no primeiro festival de fotografia da vida dela. Por sinal, fotografou muito e o post tem foto dela.
Como falei em posts anteriores, o sucesso do festival era esperado de várias formas. Mas, foi uma grata surpresa tanto sucesso. Palestras, oficinas, leituras de portfólios e eventos paralelos foram todos muito bem recebidos e tocados maravilhosamente.
O público foi a maior surpresa: era muita gente! Participei de uma mesa sobre Fotolivros no sábado pela manhã, depois de uma sexta-feira animada, com praça cheia de badalação e bares lotados. Falei para Iatã Cannabrava e Valdemir Cunha que só teria nós três no palco e três gatos pingados na plateia (além do cara do som que chegou atrasado). Abertas as portas, o auditório do Centro Cultural Yves Alves lotou rapidinho e tinha gente no chão.
À noite, nas mesas David+Motta+Castilho+Georgia e Bob+Duran+Marilia+ Eu se repetiu o que aconteceu todos os dias: casa lotada e plateia atenta. Detalhe que o telão do lado de fora, num belo jardim, chegou a ter mais gente do que os cento e alguns lugares do teatro. Neste sábado, foram mais de 300 pessoas.
A organização foi redonda e algum desavisado poderia achar que era a quinta ou sexta edição do Festival… Sem exagero.
É claro que não posso ser ingênuo e achar que tudo caiu do céu. Além da própria competência de Eugênio e de sua equipe, temos que lembrar do momento pelo qual a fotografia brasileira passa e o amadurecimento dos festivais e encontros de fotografia. O Foto em Pauta Tiradentes é fruto de tudo isso e tem um pouco do DNA do Paraty em Foco, do deVERcidade, do FestFotoPoa, etc, etc.
2012 tem mais…
Foto: Sofia Belém – A mãe e o pai na leitura de portfólios. Corte arrojado
Foto: Sofia Belém – Pedro Motta e Gorgia afinando a mesa dos mineiros, Pedro David com sua esposa esperando um herdeiro, Paulo Fehlauer, João Castilho e Eu mesmo. Na frente, Mônica Maia e Leo Caobelli
Comentário 1