No próximo sábado, abre a exposição comemorativa dos 20 anos do Nafoto – Núcleo dos Amigos da Fotografia. Será na Caixa Cultural em São Paulo.
Em 2010, fiz vários posts especiais falando sobre o núcleo. Para ver, aqui.
Abaixo, o texto de apresentação da exposição. Agradeço ao professor Rubens Fernandes Junior pelo envio do texto.
>>>
19912011 – NAFOTO
Em 1991 um grupo de fotógrafos, pesquisadores e curadores, se reuniu para concretizar um sonho: criar no Brasil um evento internacional de fotografia e inserir nossa fotografia na cena cultural mundial. Em maio de 1993 o NAFOTO – Núcleo dos Amigos da Fotografia – realizou o 1º Mês Internacional de Fotografia em São Paulo.
A composição inicial do NAFOTO – Stefania Bril, Nair Benedicto, Rosely Nakagawa, Isabel Amado, Juvenal Pereira, Eduardo Simões, Eduardo Castanho, Fausto Chermont, Marcos Santilli e Rubens Fernandes Junior – é que permitiu a diversidade de atividades desenvolvidas ao longo destes 20 anos.
Esta exposição sintetiza de alguma forma nossa trajetória. Também pretende homenagear e valorizar o fotógrafo brasileiro, parceiro de primeira hora, batalhador e que desde nosso início soube compreender o espírito coletivo que tentamos empreender ao longo dos eventos. Hoje, olhando retrospectivamente, entendemos que a cada edição do Mês Internacional da Fotografia, nas exposições, workshops, oficinas e demais atividades, a intenção sempre foi propagar, ampliar e democratizar a cultura fotográfica.
A trajetória do NAFOTO é vencedora: selecionamos e mostramos o melhor dos clássicos franceses e dezenas de exposições da fotografia latino-americana, histórica e contemporânea, criando laços de amizade e fortalecendo o intercâmbio no continente; apresentamos pioneiramente a fotografia africana e a japonesa; inserimos o Brasil no mapa do circuito internacional das grandes mostras de fotografia; viabilizamos contatos e aproximações de muitos fotógrafos brasileiros com instituições e museus do exterior; e muito mais.
Por tudo isso é que somos gratos a todos àqueles que entenderam e valorizaram o projeto Mês Internacional da Fotografia – fotógrafos, patrocinadores, museus e galerias, instituições públicas e privadas. Claro que hoje a fotografia ampliou significativamente sua esfera de atuação e sua presença na cena cultural brasileira. Os eventos se multiplicaram, as verbas públicas e privadas aumentaram expressivamente, os espaços culturais se profissionalizaram. Enfim, nós entendemos que somos parte dessa história.
Viva a fotografia brasileira!
Comentário 1