Em abril de 1996, a revista francesa PHOTO foi toda dedicada ao Brasil. Melhor dizendo: à fotografia brasileira.
Para quem estava buscando informações, conhecendo novos nomes e ampliando o repertório: uma delícia.
No final de 2011, no Recife, vendo as caixas com revistas antigas que ainda não vieram para SP, me deparei com esta edição. Parece a Playboy! Mas não é. Tudo bem que a capa é Galisteu e, mais para o final, tem Roberta Close nua.
A edição é bem eclética e tenta mostrar ou desvendar um Brasil bem a cara da EMBRATUR. Não chega a ser uma crítica, mas… Exotismos e clichês são a tônica da revista.
Filtrando tudo isso, é uma bela edição e uma revista para guardar. A partir de hoje, começo um pequeno especial sobre esta PHOTO para quem não viu na época.
Além da praia, carnaval, índios, violência (pesada) e mulher semi-pelada, a edição deu uma especial atenção para sete fotógrafos: Bob Wolfenson, Claudio Edinger, J. R. Duran, Mario Cravo Neto, Pierre Verger e Sebastião Salgado. Como também, dois artigos de Boris Kossoy e Ronaldo Entler sobre a fografia nacional.
Neste post, coloco algumas páginas temáticas e a matéria sobre Duran (além da capa com Adriane Galisteu tem um ensaio com ela. O mesmo que saiu na Playboy na época).
Ver a revista 16 anos depois é uma nostalgia danada e até lembramos de certos nomes. Alguns, estão por aí até hoje. Outros, não sei bem. Um caso: Carlos Humberto TDC. Por onde anda? Alguns links na web para quem não sabe sobre ele: World Press Photo, Pirelli/Masp e Imaginatta.
[clique para ampliar]
[clique para ampliar]
A “cara” do Brasil
[clique para ampliar]
A Festa
[clique para ampliar]
[clique para ampliar]
Os índios em fotos de Carlos Humberto TDC da Contexto
[clique para ampliar]
A violência nua e crua
[clique para ampliar]
Comentários 5