Por que pensamos a Fotografia?

Deixe um comentário

No próximo dia 17, começa o I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia – Por que pensamos a Fotografia?

Quando fomos convidados por Iatã Cannabrava, do Estúdio Madalena, para pensar num evento teórico que aconteceria no MIS, ficamos contentes e ansiosos: a missão seria grande e prazerosa.

Como curadores, tivemos total liberdade na concepção e pudemos pensar num recorte que partiu de uma ideia: Por que pensamos a Fotografia? E de uma vontade: será o primeiro Encontro.

Com estes dois pontos, criamos sessões temáticas: História, Reflexão, Jornalismo, Teoria, Web e Curadoria. Além, da convocatória para apresentação de pesquisas, onde foram escolhidos seis artigos:

* Marcel Gautherot e Lygia Clark: arte de corpos vibráteis. Eduardo Rangel Monteiro, Rio de Janeiro – RJ

* Do pictoral ao moderno sem fronteiras: práticas fotográficas de vanguarda a serviço da fotografia amadora. Lucas Mendes Menezes, Belo Horizonte – RJ

* Diálogos entre fotografia contemporânea e filosofia deleuziana. Ruth Moreira de Sousa Regiani, Juazeiro do Norte – CE

* Barthes e a fotografia – Exame de uma “pochette” pouco conhecida intitulada “illustrations” do “Grand Fichier” de Roland Barthes entre os anos de 1968-1980. Rodrigo Fontanari, Pirassununga – SP

* Antonio Quintana y la Productividad Política de la Mirada. Loreto Andrea Solis Petersen, Valparaíso – CHILE

* La fotografía irónica durante la dictadura militar argentina: un arma contra el poder. Cora Gamarnik, Ituzaingo – ARGENTINA

As inscrições e a quantidade de artigos para a convocatória ultrapassaram as nossas expectativas. Mesmo antes de começar, o Encontro já “começa” bem.

O mais legal: pessoas de todo o país e de vários países da América Latina participarão. Bem, esperamos que todos gostem e desfrutem do Encontro!

Georgia Quintas e Alexandre Belém

>> Para baixar a programação em PDF, aqui.

>> O site do Encontro, aqui.

 Abaixo, o texto de apresentação.

***

Este encontro visa proporcionar a visão crítica e o debate na construção de conhecimento no campo da reflexão da fotografia contemporânea brasileira.

O propósito desse projeto contempla o pensamento teórico e crítico, por vertentes históricas, filosóficas, da pesquisa acadêmica, do jornalismo especializado, de ações na web e no campo da curadoria.  Entendemos que desse modo a complexidade de tais áreas possibilite o debate intelectual sobre pontos norteadores de questões artísticas, sociais e culturais do pensamento sobre a produção e os significados que a fotografia representa em nosso entorno contemporâneo.

Pretendemos difundir o mapeamento de trabalhos acadêmicos no âmbito amplo das investigações sobre temas, conceitos e abordagens teóricas sobre a fotografia. Promovendo assim, diálogos entre professores, pesquisadores e autores.

Portanto, nesta primeira edição, visamos estreitar os distintos campos de atuação do pensamento fotográfico. Assim, poderemos promover cada vez mais o entendimento sobre a fotografia inserida a debates de conteúdo informativo e reflexivo sobre o pensar fotográfico.

Georgia Quintas e Alexandre Belém

Deixe um comentário