O Olho do Século

Deixe um comentário

Hoje, 22 de agosto, Henri Cartier-Bresson (1908-2004) faria cem anos.

O blog Olha, vê presta uma homenagem com um post especial. Para ler a matéria que escrevi no caderno de cultura do Jornal do Commercio, clique aqui.

| FRASES |

“Será preciso evitar metralhar, fotografar rápido e maquinalmente, sobrecarregar-se assim de esboços inúteis, que entulharão a memória e pertubarão a nitidez do conjunto”.

“Numa reportagem fotográfica, a gente vem contar os lances, um pouco como árbitro, e chega fatalmente como intruso. Então, é preciso abordar o tema a passos de lobo, mesmo em se tratando de uma natureza morta”.

“Corremos, suamos e fazemos fotos. Existem os fotógrafos como eu, que sofreram duas doenças profissionais, nos joelhos e na coluna vertebral. E, existem os fotógrafos conceituais, que pensam”.

“Nunca pus meu trabalho a serviço de uma idéia. Tenho horror às imagens que defendem uma tese. […] As pessoas estão fartas de idéias. Como se houvesse um prêmio por ser inteligente”.

“O que me alimenta é a imprensa escrita, o ponto de vista dos redatores, os comentários. Leio os jornais diários para ficar em contato com a vida do dia-a-dia. Não leio o tipo de revista em que as mulheres são inatingíveis”.

“Para mim, as imagens devem ser mudas. Elas precisam falar ao coração e aos olhos, não devem ser ligadas ao texto. Podemos fazer uma imagem na imprensa dizer qualquer coisa”.

“Dou meu testemunho de que estive lá e que vi aquilo”.

“Apertar o disparador, tirar a foto. Está é minha paixão. […] Sou como um caçador que gosta de derrubar a presa, mas nunca a comeria. Só me importa disparar. O problema é encontrar o momento oportuno, o instante…”.

“[…] copiar integralmente os negativos sem cortar nem um milímetro, nem na ampliação no laboratório nem na impressão. Não utilizar marginadores, pois por pouco que seja, todos comem algo da imagem […]”

“Quanto mais câmeras circulem, menos fotógrafos haverá”.

| FOTOS |

Henri Cartier-Bresson em Pequim, 1948

©René Burri/Magnum
Henri Cartier-Bresson fotografando em Havana

Henri Cartier-Bresson como prisioneiro durante a Segunda Guerra, 1943

©Martine Franck/Magnum
Henri Cartier-Bresson com sua filha, 1974

©Martine Franck/Magnum
Henri Cartier-Bresson desenhando um auto-retrato, 1992

©Henri Cartier-Bresson
França, 1932

©Henri Cartier-Bresson
Rue Mouffetard, Paris, 1954


©Henri Cartier-Bresson
Romênia, 1975

©Henri Cartier-Bresson
Coroação de George VI, Londres, 1938

©Henri Cartier-Bresson
Estação de Saint-Lazare, 1932

©Henri Cartier-Bresson
Bruxelas, 1932

©Henri Cartier-Bresson
Sevilha, Espanha, 1933

©Henri Cartier-Bresson
Pintor Henri Matisse, 1944

Deixe um comentário