“Não tem lógica nenhuma”

Comentários 28

Foto 1

Foto 2

Este post iria se chamar “Realidades e Ficções na Trama Fotográfica”.

Como muita gente sabe, sou repórter fotográfico de jornal por essas bandas e estava no plantão, ontem. Plantão básico num sábado e o Recife se acabando de chuva. E sua filha não entende porque o pai trabalha final de semana e feriado! Já perto de largar, depois de uma ronda de polícia, surge a pauta: barreira invadiu uma casa. Sigo para o bairro de Tabatinga na cidade de Camaragibe, região metropolitana do Recife. Depois de muito procurar, acho a casa.

Era uma barreira pequena que invadiu uma casa, colada na barreira (foto 1). Encontro um grupo de mais ou menos uns 10 homens comendo umas frutas tropicais e, de leve, uma cachacinha Pitú. Nada melhor num dia chuvoso. Um cidadão, amigo do dono da casa, me recepciona e me leva para dentro da micro residência (foto 2). A casa é apenas um vão: sala, quarto, tudo. Debaixo da mistura de terra e parede, está a cama de Seu Henrique. Ele está bem, pois estava sentado vendo tv e se salvou.

Quando começo a fotografar, chega o dono da casa. Seu Henrique, totalmente biritado, porém sóbrio [?!], e com um bafo que quase desmaio. A primeira frase dele foi: “Tira o tijolo de cima da televisão. Aquilo não aconteceu. Não tem lógica nenhuma”.

O amigo tirou o tijolo que não foi “obra” da barreira e estava maquiando uma realidade e  “incomodou” Seu Henrique. Então, fiz a foto aí de baixo.

Pois é. Nunca pensei que viria uma cena ser modificada para ela ser mais verdadeira. Como disse Seu Henrique, depois de umas lapadas de cana: Aquilo não aconteceu”.

Vocês estão acompanhando os comentários neste post aqui? O debate por lá está bem legal e realidades e ficções estão rondando por lá.

Fotos: Alexandre Belém

 

Comentários 28

  1. Pingback: Olha, vê | Alexandre Belém » “Lampadinhas coloridas”

Deixe um comentário