Eduardo Queiroga

Deixe um comentário

eduardo-queiroga-01

Fotos: Eduardo Queiroga – Série “Sobreposições” (2007-2009)

Eduardo Queiroga vem da escola do fotojornalismo. Seu traço em comunicar, ainda o acompanha mesmo não fazendo parte do cotidiano das redações de jornais ou de agência fotográfica. Em ambos os ensaios, que fazem parte de suas produções mais recentes, entrevemos a força narrativa pela descrição. “Sobreposições “e “Práticas e Saberes das Parteiras Tradicionais de Pernambuco” são ensaios que documentam a decomposição da cidade e o parto como ritual social. As sobreposições nas fotografias da paisagem urbana revelam o fluxo do tempo que guarda, se desgasta, se contamina, se descaracteriza de sua beleza arquitetônica e do seu entorno. Há nessas imagens a coerência do documento e do questionamento do valor que possuímos sobre o nosso entorno e as implicações de tais “fenômenos” na concretude da cidade do Recife.

Em “Parteiras…”, os retratos se inclinam novamente a documentar determinada realidade. As mulheres fotografadas possuem sua importância na prática simbólica e cultural que exercem. Eduardo Queiroga acredita que a fotografia “tem sido o fio condutor, muito mais num sentido de aprendizado e humanização, do que qualquer outra coisa”.

Georgia Quintas, janeiro de 2010.

eduardo-queiroga-02

eduardo-queiroga-03

eduardo-queiroga-04

eduardo-queiroga-05

eduardo-queiroga-06

eduardo-queiroga-07

Série “Práticas e Saberes das Parteiras Tradicionais de Pernambuco” (2008)

eduardo-queiroga-08

eduardo-queiroga-09

eduardo-queiroga-10

eduardo-queiroga-11

eduardo-queiroga-12

BIOGRAFIA

Recife (PE), 1969

É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e trabalha com fotografia desde 1990. Atualmente é professor do bacharelado em Fotografia nas Faculdades Integradas Barros Melo, coordenador/educador do projeto Fotolibras (fotografia participativa com jovens surdos), desenvolve um inventário fotográfico sobre os saberes e práticas das parteiras tradicionais de Pernambuco. Vê na fotografia uma ferramenta de comunicação, reflexão e geração de conhecimento. Por conta disso tem se dedicado ao fortalecimento de uma pesquisa fotográfica envolvendo teoria e produção.

Entre as principais exposições, podemos selecionar “Sobreposições”, individual que já passou pela Arte Plural (PE) e Capitania das Artes (RN), IX Bienal do Recôncavo – Centro Cultural Dannemann (São Félix – Bahia – novembro 2008), III Mostra Recife de Fotografia (agosto 2008), 14º Concurso Latinoamericano de Fotografía Documental “Los Trabajos y los Días (Colombia – Medelin – Museo de Antioquia – maio de 2008) e Linguagens (Torre Malakoff – agosto 2007).

Já foi repórter fotográfico do Jornal do Commercio, fundador da Agência Lumiar de Fotografia, da Algaroba Cultura Fotográfica e da GEMA. Tem trabalhos publicados nos principais veículos de comunicação do país e em vários do exterior. Desenvolve atualmente pesquisa sobre coletivos fotográficos e autoria.

Deixe um comentário