Geyson Magno

Deixe um comentário

geyson-magno-01

Fotos: Geyson Magno – Série “Encourados”(2006)

Consideremos que a temática é corriqueira, que a saturação cromática do sertão já se faz íntima, que o ser-vaqueiro tornou-se um dos clichês da imagem do homem nordestino para a fotografia (independente do sujeito retratado, autóctone em sua vida mais do que simples), mesmo assim o fotógrafo Geyson Magno fez sua escolha. O ensaio que aqui vemos é norteado pela simplicidade. Geyson Magno também assim o é: simples. Talvez, por isso, não encontremos a emulação sobre este assunto. A imbricação estética destes “encourados” poderia ser o vislumbramento do que se deseja apreender e descrever do dia a dia peculiar deste grupo social e cultural. E com toda a sinceridade, o olhar de Geyson Magno se esgueira, adentra, aproxima-se, acompanha a dinâmica de vida deste outro.

“O esforço é narrar histórias de tal forma óbvias que o público chega a pensar que a realidade transformou-se em uma coisa vã”. Essa consideração do cineasta italiano Federico Fellini, em entrevista a respeito do seu filme “A Voz da Lua” revela-nos a sugestão do esforço que há no interior da criação. Para Geyson Magno que afirma que a fotografia trata-se de um ato espontâneo e intuitivo, torna-se perceptível que seu olhar é poético e encantado por esta realidade que se coloca com as nuances de quem deseja apresentar um tema já visto mais uma vez resignificado. Desse modo, assim esse fotógrafo compreende a essência da fotografia: “Expor impressões e questionamentos sobre as coisas, as pessoas e o mundo”.

Georgia Quintas, janeiro de 2010.

geyson-magno-02

geyson-magno-03

geyson-magno-04

geyson-magno-05

geyson-magno-06

geyson-magno-07

geyson-magno-08

geyson-magno-09

geyson-magno-10

geyson-magno-11

geyson-magno-12

BIOGRAFIA

Caruaru (PE), 1971

Autodidata em fotografia, começou a fotografar profissionalmente em 1993 participando das equipes de fotógrafos do Jornal do Comercio (1993 – 1994) e do Diario de Pernambuco (1994 – 1997). Em 1995 fundou a Agência Lumiar de Fotografia, trabalhando com os grandes veículos de comunicação do país (Veja, Isto É, Época, Carta Capital, Jornal O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão e Zero Hora) e exterior (The Guardian, National Geographic, Le Monde e Time) além das melhores agências de publicidade do país. Mantém uma produção cotidiana de imagens sob encomenda, tanto para publicações, editoriais e publicidade como acervo e arte.

Possui 12 imagens em exposição permanente do Museu do Homem do Nordeste.  Em 2006, apresentou individualmente a exposição e o livro “Encourados”, que retrata o sertão nordestino através do olhar e da experiência de convivência com os vaqueiros da região. A exposição foi montada, na Torre Malakoff em Recife/PE (agosto/setembro de 2006), no Espaço Cultural Correios em Fortaleza/CE (outubro e novembro de 2006) e no Centro Cultural Correios em Salvador/BA (janeiro e fevereiro de 2007).

Encourados  faz parte do acervo permanente do Memorial do Couro em Salgueiro, sertão central de Pernambuco.

Deixe um comentário