World Press Photo e “Que festa de 35 anos!”

Comentários 11

Foto: Pietro Masturzo

Resultado do World Press Photo na rua (carnaval também) e fica a sensação de mais um ano igual.

Tragédia, dor humana, sofrimento, etc. O problema é do mundo e não do WPP. Bem, ainda assim, me parece uma formato pré-estabelecido que fica preso em fórmulas matemáticas. Sei não. Vendo este ano a lista dos ganhadores… Parece que já sabia o que vinha pela frente.

A Foto do Ano (acima), seguindo o ano passado, não se baseia na Imagem do Ano. É o Fato do Ano, a Notícia do Ano. Ou, o-que-achamos-importante-do-ano-que-passou. Os dois últimos vencedores, com certeza, tomaram um baita susto quando viram as suas fotos como a Foto do Ano. O ensaio completo sim… Genial.

No mais: o preto e branco muito utilizado (a Kodak está comemorando as vendas do Tri-X), briga de gangue e muito retrato. Outras: Obama só apareceu pelas lentes de Charles Ommanney. Irã e Walter Astrada, show. Aqui, Ommanney brilhando no Olhavê!

Imperdível o ensaio de Gihan Tubbeh sobre um garoto autista (foto abaixo).

Depois destas linhas escritas e revendo as fotos para o post, cheguei a conclusão que gostei do World Press Photo deste ano. Próximo ano, quero ver mais preto e branco e sofrimento.

O melhor do ano, sem dúvida, foi o prêmio para o brasileiro Daniel Kfouri. Veja a foto aqui. Daniel completou 35 anos hoje!

Lista completa, aqui. Galeria dos vencedrores, aqui.

Aqui, um vídeo com a chefe dos jurados, Ayperi Karabuda Ecer. Ela fala da Foto do Ano e do período de votação. Aqui, você conhece um pouco como era o local de votação.

Alguns números: 63 fotógrafos premiados de 23 países. Duas semanas de votação com número recorde de fotografias, 101.960 imagens de 5.847 fotógrafos de 128 países.

A China foi o país com mais inscrições: 586.

Foto: Charles Ommanney/Getty Images for Newsweek

Foto: Eugene Richards/Reportage by Getty Images for The Sunday Times Magazine/Paris Match

Foto: Gihan Tubbeh

Foto: Laura Pannack/Lisa Pritchard Agency for The Guardian Weekend magazine

Comentários 11

Deixe um comentário