Cristobal Palma

Deixe um comentário

Foto: Cristobal Palma

Flor del Campo é uma escola em Cartagena de Indias, na Colômbia. Sua arquitetura trava impressionante contraponto com seu entorno. A sofisticação cartesiana do espaço e sua funcionalidade se apresentam dentro de certo compasso uniforme, no qual crianças vão se revelando na cadência corriqueira da rotina de uma escola. O vídeo do inglês Cristobal Palma, radicado no Chile, insinua certa despretensão. Embora o inventário arquitetônico feito por Palma prime pelos registros dos ambientes e sua bela plasticidade, o meio social – primeiramente representado pelos alunos da escola – culmina com o contraste contundente e nada efêmero do entorno.

Link para o trabalho: http://vimeo.com/12061626

É nessa condução de imagens que temos o encaminhamento da transferência de significados de espaços que extrapolam a simplicidade da intenção: enunciar o projeto dos arquitetos Giancarlo Mazzanti e Felipe Mesa. Cristobal Palma trabalha com fotografia de arquitetura, com o rigor e senso de estética próprios a este segmento. Em seu currículo só possui a produção de dois vídeos. Um deles, Flor del Campo, chama atenção pela qualidade técnica, a edição e a ideia em contar uma história além das formas de um projeto arquitetônico.

Os poucos mais que três minutos, nos fazem lembrar o teórico Gilles Deleuze, quando avalia que o tempo é necessariamente uma representação indireta, porque resulta da montagem que liga uma imagem-movimento a outra, uma matriz ou célula de tempo. Seria, portanto, “o plano que já deve ser uma montagem em potencial, e a imagem-movimento uma matriz ou célula de tempo”.

Entre a imagem fixa e o seu “movimento”, há muito a considerar com relação à gama de ferramentas tecnológicas (e a facilidade do uso) que ampliam a expressão, a produção de imagens e a própria forma de ver e contar ideias. Certamente, um campo onde as tecnologias contemporâneas estreitam redes sociais e criam dinâmicas bastante peculiares de consumo e sentido da imagem fotográfica envolta em diversas dinâmicas. Ou seja, o vídeo que vemos é fotografia. Melhor, um modo de ver a fotografia.

Por Georgia Quintas

* Texto originalmente publicado em 2010 no Fórum Virtual, blog do Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo.

Deixe um comentário